Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Jogos VorazesNome: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: ROCCO
Ano: 2011
Páginas: 400
Nota: 
ISBN:  9788579800245
Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Minha opinião:
 O livro atingiu algumas das minhas expectativas, em relação a narrativa, o que eu mais gostei foi que a autora, não se prende tanto em descrever o ambiente e isso pelo menos eu dou muito valor a isso, porque quando o autor se prolonga ao descrever o cenário, a leitura as vezes acaba ficando cansativa. Como eu vi o filme antes do livro como muita gente, estava com muitas expectativas sobre como seria quando eles estivessem na arena, se o final do filmes seria o mesmo ou melhor e eu fiquei muito feliz com ambos. Gostei bastante do livro, espero que minha resenha faça jus ao livro. Espero que gostem.

Resenha: 
O Livro é narrado em primeira pessoa por Katniss Everdeen, e a historia é contada em um futuro distópico, onde o mundo é dividido em distritos e a capital, Katniss mora com sua irmã e mãe no distrito 12, o ultimo distrito foi enterrado em radiação em uma guerra com a capital. A consequência dessa guerra foi os jogos Vorazes, um realitshow onde cada distrito é obrigado a  ceder um menino e uma menina de até dezoito anos (eu acho) para entrarem em uma arena e lutarem até a morte, onde só um pode sobreviver.

Katniss é uma pessoa, retraída por conta da morte de seu pai, quando sua mãe de fechou para o mundo em uma depressão profunda. Então ela ficou encarregada de tomar conta da casa, desde muito nova. Gale é o melhor amigo de Katniss e também perdeu o pai, da mesma forma que Katniss. Os dois tem o habito de caçar em comum o que os deixou ainda mais próximos. No livro, estamos no dia da colheita, onde são escolhido os tributos de cada distrito. E neste ano é o primeiro ano da irmã de Katniss Prim, e quem é escolhida? ela mesma Prim. E a Katniss como a boa irmã que é se voluntaria para ir no lugar de sua irmã. Preciso dizer que queria que o Gale fosse com a Katniss mas depois que liguei que se isso acontecesse algum dos dois teria que morrer, então deixa para la kk.

Junto com a Katniss, Peeta Mellark também é escolhido como tributo, Eles já se conhecem graças a um acontecimento passado, porem Katniss não é amiga de Peeta. Porem no decorrer do livro Peeta se mostrar estar do lado de Katniss e desposto a ajudar e ela entra em um conflito interno para decidir se confia ou não em Peeta. Cada dupla de tributos, tem direito a dois mentores de seus distritos, Que são antigos vencedores dos jogos, mas como o distrito 12 tem apenas um vencedor, seu tutor é Haymitch Abernathy, um homem que fica 90% do dia bêbado e não aparenta muita disposição para ajudar. Na arena, Katniss precisa decidir se pode confiar em Peeta e se vai ser capaz de mata-lo quando chegar a hora se for preciso. Ela está sozinha, com frio, sede e dependendo totalmente da ajuda de Haymitch para conseguir suprimento dos patrocinadores. Sem saber se vai conseguir sobreviver aos primeiros dias.

Personagens:
Achei os personagens bem construídos, todos tem personalidades diferentes e únicas, o que da ao livro bastante conteúdo e te deixa com mais vontade ainda de chegar ao fim. Não cheguei a mencionar todos os personagens do livro, para não me prolongar muito na resenha, mas alguns dos personagens que marcaram a Katniss durante esse primeiro livro foi o Cina, seu estilista durante dos jogos e Effie que apesar de ser fútil como 90% das pessoas da capital, ela só que ajudar. Não queria falar muito sobre os personagens para não soltar spoilers.
Espero que vocês tenham gostado, foi uma das minhas resenha que eu fiz mais fácil sem anotações porque faz um tempo que eu li o livro, então estou feliz comigo mesma, desculpem se eu esqueci alguma coisa. Comentem ai qual é o próximo livro que vocês querem ver aqui. Eu já tenho alguns na frente mas vou anotar o pedido de vocês. Beijos e até a próxima.



6 comentários:

  1. adorei a resenha , ficou ótima !
    beijos
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ótima resenha mesmo, eu nao cheguei a ler os livros, mas amo os filmes!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. JV <3 Adoro os filmes e ainda não li os livros mas quero muito ler, adorei a resenha e que bom saber que ela não se prendeu tanto na descrição do cenário, eu também não gosto quando isso é focado e enfatizado demais. Expectativas lá em cima para o próximo filme!! Beijos, sonhosdegiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jogos Vorazes é incrivel. Tenho vontade de ler o livro, mas não tive dinheiro para comprar ainda, infelizmente, mas irei ler, um dia.


    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não cheguei a ler o primeiro livro, só assisti o filme e li os dois últimos livros, mas a história é simplesmente demais e é uma das minhas séries favoritas!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, amo o filme e fico louca para ler o livro, adorei a sua resenha.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir