Resenha: A seleção - Kiera Cass

A SeleçãoNome: A seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 368
avaliações: 4.6
Sinopse:
Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
Os personagens
Depois de uma pesquisa basica achei algumas infomações sobre o livro que ficam um pouco apagadas, como os trabalhos das castas. Aproveitem:
  • America Singer: É a protagonista selecionada para representar sua casta e competir com outras 34 garotas pela coroa e a mão do Príncipe Maxon. Ela faz parte da casta Cinco e trabalha como cantora para ajudar a família. Tem 17 anos e é ruiva de olhos azuis. 
  • Maxon Calix Schreave: Filho único do Rei Clarkson e da Rainha Amberly, sendo o Príncipe de Illéa. A Seleção acontece para que o Príncipe Maxon possa escolher sua esposa e futura rainha de Illéa. Possui cabelos cor de mel, olhos castanhos e tem 19 anos.
  • Aspen Leger: Namorado de America antes da Seleção. Pertence a casta Seis, vivendo com sua mãe e seus seis irmãos mais novos. Tem 19 anos e é descrito tendo cabelos escuros e olhos verdes.
  • May Singer: Irmã mais nova e mais próxima de America. Ela exerce a função da casta Cinco pintando.
  • Marlee Tames: Primeira e melhor amiga de America na Seleção. Pertence a casta Quatro e pode ser considerada a favorita do povo por seu jeito simpático.
  • Celeste Newsome: Uma das selecionadas. Celeste é modelo, pertencendo a casta Dois. Ela possui um jeito bastante arrogante, se achando mais importante que todos e querendo vencer a qualquer custo, mas é falsa e simpática perto da família real.
  • Rainha Amberly: Esposa do Rei Clarkson, mãe do Principe Maxon e rainha de Illéa. Também foi escolhida durante uma seleção, já tendo sido da casta Quatro. Ela é doce, humilde e sábia, sendo admirada por todos.
  • Rei Clarkson: Pai de Maxon e rei de Illéa, durante o decorrer do livro se mostra duro e rígido, se casou com Amberly a partir de uma seleção.
  • Anne, Mary e Lucy: Criadas da America enquanto ela está no palácio. Responsáveis por auxilia-la diariamente e fazer seus vestidos. Se tornam amigas de America, que não as trata como inferiores.
As castas:
  • Casta 1: A nobreza e o Clero.
  • Casta 2: Celebridades, modelos, atletas profissionais, políticos, atores e oficiais.
  • Casta 3: A elite, educadores, filósofos, inventores, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais, advogados.
  • Casta 4: Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.
  • Casta 5: Artistas, músicos, fotógrafos e dançarinos.
  • Casta 6: Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.
  • Casta 7: Jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas, e quase todos os trabalhadores braçais.
  • Casta 8: Pessoas com deficiência (especialmente quando desamparadas), viciados, fugitivos, sem-tetos e bastardos .



Minha opinião: Eu estava passando por uma ressaca literária antes de encontrar esse livro. Tentando preencher o vazio que a saga hush hush deixou em mim rs. Eu comprei ele somente pela capa mas ele se mostrou um ótimo livro. A capa do livro é comum, com verniz localizado no titulo. Um pouco parado mas eu li toda a trilogia e comprei até um "bônus" que eu vou falar sobre ele ao decorrer da resenha.

Resenha:
O primeiro livro da trilogia se passa em um futuro pós Quarta Guerra mundial onde a sociedade é divida em sete castas. Eu sei que muitos livros vem a mente quando a gente lê essa frase mas pode esquecer porque apesar de lembrar certas historias, o livro segue um rumo um pouco diferente.
A protagonista do livro é a America Singer, como já descrito acima, ela pertence a casta cinco. Ela vivia uma vida tipicamente normal. Até que uma carta chega pelo correio anunciando a Seleção, que consiste em um grupo de 35 garotas que se mudam para o palácio para disputar o coração do príncipe Maxon. A mãe de America não desejava participar da competição até que seu namorado Aspen pede para que ela apenas se inscreva. Depois de uma desilusão amorosa, America é selecionada para a Seleção.

Enquanto America está partindo para o palácio ela conhece Marlee que se mostra uma pessoa muito doce e as duas acabam se tornando amigas. Nesse mesmo momento ela conhece Celeste e já nesse primeiro momento já começamos a ter um certo ódio por ela rs.
Já na sua primeira noite no palácio, America conhece Maxon que se mostra uma pessoa totalmente diferente do que ela imaginava. Eles acabam se torando amigos e em meios de vários acontecimentos, vários ataques de rebeldes começa a acontecer no palácio, America percebe que seus sentimento pelo príncipe estão mudando, sua amiga Marlee está estranha e como se não pudesse ficar melhor. Enquanto America está em um dos seus encontros com Maxon pelo palácio ela encontra com Aspen que está trabalhando como segurança no palácio. America então fica dividia entre seu antigo amor Aspen e seus novos sentimento pelo príncipe.

Eu preciso de dizer que já tinha lido a trilogia duas vezes e essa resenha foi uma desculpa para eu ler novamente. Espero que tenham gostado, deixem ai nos comentários o que vocês acharam do livro para a gente conversar um pouco.

0 comentários:

Postar um comentário